Com o crescimento da IoT as empresas precisam garantir visibilidade e segurança 

Com o crescimento da IoT, as empresas precisam garantir visibilidade e segurança 

Apesar de alguns impactos de escassez de chips e interrupções da cadeia de suprimentos que desaceleraram a recuperação do mercado da Internet das coisas (IoT), a previsão de crescimento para o setor continua otimista devido a uma demanda crescente. 

Em 2021, o número de aparelhos ativos chegou a 12,2 bilhões, apresentando um crescimento de 8% em comparação ao ano anterior conforme dados apresentados pela IoT Analytics. A previsão é que até o final de 2022 serão 14,4 bilhões de aparelhos conectados à internet, e nos próximos três anos esse número deve praticamente dobrar, atingindo 27 bilhões. 

Assim como crescem os dispositivos IoT também crescem as vulnerabilidades detectadas. 

No primeiro semestre de 2022, as vulnerabilidades apresentadas pela IoT subiram 15%, quase o dobro dos 9% atingidos no mesmo período do ano passado, mostrando que é preciso estar atento e buscar formas de garantir a segurança das informações, principalmente dentro das empresas.  

A seguir, vamos entender como essa tecnologia está se desenvolvendo no ramo dos negócios e como você pode usar todos os benefícios da IoT enquanto mantém a segurança das operações.  

Como a IoT está se desenvolvendo nas empresas? 

As primeiras discussões sobre Internet das Coisas (na época ainda não conhecida por este nome) iniciaram há mais de 30 anos.  A expressão se refere a dispositivos conectados à internet, os quais podem oferecer respostas inteligentes e úteis aos usuários de forma rápida. Nos negócios, essa tecnologia tem papel muito importante em diversas áreas.  

As indústrias, por exemplo, vêm usando cada vez mais a IoT para tornar as máquinas inteligentes e, assim, reduzir custos, minimizar riscos e ampliar a segurança, gerando informações de funcionamento e sinalizando até mesmo a necessidade de troca de maquinário em tempo real. 

Já na área da saúde, é possível manter a refrigeração na temperatura ideal com o uso de geladeiras inteligentes, evitando perda de vacinas e medicamentos por defeitos nas geladeiras. É possível também o monitoramento das condições dos pacientes com o uso de sensores, prevenindo a evolução de quadros de doenças críticas. 

No varejo, pode-se aplicar sensores que trazem informações sobre câmeras de vigilância, consumo de energia elétrica e controle de acesso de clientes e muito mais. 

Para a gestão de frota, é possível ter informações sobre o veículo, geolocalização, estado e funcionamento, ajudando a identificar a necessidade de uma possível manutenção. 

Os usos da IoT são os mais variados e trazem grandes benefícios para empresas de diversos setores. Por outro lado, esses mesmos dispositivos podem abrir novas portas para invasores. O que explica a necessidade do aumento na implementação de medidas e soluções de segurança nas empresas. 

EUA sanciona lei para melhorar segurança da IoT Sancionada lei de incentivo à Internet das Coisas

As ameaças cibernéticas fazem parte da vida na internet e é preciso estar atento e sempre à frente para pará-las antes que os prejuízos se multipliquem. Nesse cenário de busca constante de formas de proteção, os Estados Unidos é um dos precursores. 

Em 2020, foi sancionada a Lei de Melhoria da Segurança Cibernética da Internet das Coisas. Isso trouxe upgrades nos produtos que são oferecidos ao governo e uma diretriz sobre a importância da segurança na tecnologia IoT, podendo ser visto por outros países como exemplo para aumentar também a segurança em empresas privadas.  

Já no Brasil, a Lei da Internet das Coisas entrou em vigor em 2021, reduzindo a zero as taxas governamentais de fiscalização de instalação e funcionamento dos sistemas de comunicação entre dispositivos IoT. Essa medida facilitou a implementação dessa tecnologia nas empresas e gerou um aumento considerável de seu uso por todo o país, mas desconsiderou os impactos que as vulnerabilidades atreladas à Internet das Coisas representariam para as organizações brasileiras. 

Veja como manter a segurança das informações

Assim como a IoT vem crescendo, também vem aumentando o número de pesquisadores que têm como objetivo identificar suas vulnerabilidades e buscar formas de corrigi-las.  

Acompanhar de perto os aparelhos ativos à IoT e fazer as atualizações de software constantemente são formas de garantir que as informações da sua empresa estejam seguras. 

Os dispositivos de IoT são geralmente conectados à nuvem em vez de data centers tradicionais, precisando apenas de acesso à Internet para funcionar. Por isso, não ter controle e visibilidade do desempenho dos aplicativos e da infraestrutura, bem como a falta de monitoramento de rede, seja ela pública ou privada, prejudicam a manutenção da segurança no uso da IoT, criando brechas e vulnerabilidades para ciberataques. 

Para solucionar esse problema, é vital garantir visibilidade não apenas aos aparelhos ou maquinários ligados à IoT, mas também aos sistemas que fazem este gerenciamento, com as ferramentas e soluções certas de monitoramento de atividade da rede, da nuvem e dos dispositivos. Para fazer isso, entretanto, é ideal o auxílio de uma empresa especializada na prestação desse tipo de serviço. 

Tecnologia IoT pode ser um diferencial para seu negócio, mas, para usufruir de todos os seus benefícios com segurança, é preciso manter os dispositivos envolvidos nesse mecanismo seguros. 

Para manter seu negócio seguro, conte com o time de especialistas da ISH Tecnologia
Busque o melhor para a sua empresa, entre em contato com a nossa equipe agora mesmo! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *