Conscientização dos usuários: o elo mais fraco da segurança cibernética 

Conscientização dos usuários: o elo mais fraco da segurança cibernética 

Ao examinar um vazamento de dados, quase sempre é possível apontar práticas de segurança inadequadas dos usuários, e essa prática deve continuar em 2023.  

Imagine a seguinte situação: você está no trabalho e recebe uma mensagem na sua caixa de entrada de e-mails corporativos dizendo que foram encontradas atividades suspeitas no extrato do seu cartão de crédito. Para resolver esse problema, é preciso clicar em um link ou preencher um formulário para enviar ao banco. 

Por mais que realizar tais operações para resolver logo a situação seja algo tentador, deve-se pensar duas vezes antes de tomar esse tipo de atitude. O e-mail, por exemplo, pode ser um phishing para roubar dados da sua empresa. De acordo com uma pesquisa, só em 2021, o Brasil teve mais de 150 milhões de vítimas do phishing.  

Para evitar ser mais uma vítima dos cibercriminosos, as empresas precisam compreender que os usuários são o elo mais fraco da segurança cibernética. E, para controlar essa situação, algumas medidas precisam ser tomadas.  

Dicas para promover a conscientização dos usuários para a cibersegurança 

Para que você possa promover a conscientização dos usuários da sua empresa e evitar falhas que comprometam a cibersegurança, é importante seguir algumas boas práticas.  

Oriente os seus colaboradores sobre os principais golpes cibernéticos 

É importante realizar treinamentos, como palestras, newsletters, workshops, entre outros formatos, para que os colaboradores saibam como evitar e lidar com possíveis ataques virtuais.  

Eles precisam ter conhecimento dos principais riscos cibernéticos e estar atualizados do surgimento de novas ameaças e suas estratégias de ataque.  

Ao entenderem como funciona o phishing, por exemplo, os funcionários poderão ficar mais atentos para e-mails suspeitos e não cair nesse tipo de golpe. 

Também é fundamental que os colaboradores estejam treinados para colocar em prática o plano de continuidade de negócios da empresa, em caso de incidentes de segurança cibernética. O plano conta com diretrizes para garantir que os serviços essenciais sejam preservados e permaneçam funcionando após um incidente.  

Trabalhe com níveis de acesso e autenticação multifator  

Para evitar vazamentos de dados e acesso a informações indevidas, é importante que os colaboradores compreendam a importância das restrições e verificações de acesso para a segurança da empresa.  

Para isso, a empresa deve trabalhar com diferentes níveis de acesso ao sistema e contar com dois ou mais tipos de autenticação de usuários.  

Os sistemas devem ser programados para que cada colaborador tenha acesso apenas aos dados que são importantes para a realização do seu trabalho. Ou seja, um colaborador da área de engenharia não deve ter acesso a dados que são do marketing, por exemplo. 

Já o uso da autenticação multifator contribui para a gestão do acesso ao exigir dois ou mais fatores de autenticação para verificar se o usuário está autorizado a acessar as informações do sistema.  

Essas iniciativas permitem que os colaboradores tenham mais responsabilidade sobre os dados acessados e evitam que usuários desautorizados ou cibercriminosos utilizem os dados de forma maliciosa.  

Invista em sistema antivírus e antimalwares 

Os usuários também permitem que os malwares sejam um problema maior do que deveriam ser.  Malwares exploram falhas. Elas podem estar em um sistema operacional, em softwares ou no desenvolvimento do hardware de algum dispositivo.  

Por isso, é necessário contratar sistemas antivírus e antimalwares é uma ótima estratégia para melhorar a conscientização dos usuários em relação à segurança cibernética. 

Afinal, eles perceberão que a empresa está investindo no segmento e buscando meios para evitar as situações de falhas na segurança. Assim ficarão mais empenhados e atentos para não cair em golpes. 

Para que esse recurso seja bem sucedido, é importante que os usuários sejam instruídos para realizar as verificações e atualizações sempre que necessário e saibam como entrar em contato com o suporte de TI em caso de falhas ou ataques.  

Criação de uma cultura voltada para a Segurança da Informação

A cibersegurança é algo que precisa ser institucionalizado na organização. Os erros cometidos por usuários são claramente os catalisadores da maioria das brechas. 

As organizações precisam estar sempre atentas às novas tecnologias dos cibercriminosos e como elas podem afetar a segurança da empresa.  

Ao criar políticas de segurança e estratégias eficientes, as empresas poderão preparar os colaboradores para esses tipos de incidentes de forma contínua e evitar maiores transtornos.  

Para continuar se informando sobre o tema, continue conosco e leia nosso artigo que fala sobre a gestão de vulnerabilidade. Acompanhe também o nosso Podcast Safetalks O custo de não proteger – Como cibersegurança é importante para a construção da marca.

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