Cybersecurity Mesh: uma gestão de riscos mais eficiente

Cybersecurity Mesh: uma gestão de riscos mais eficiente 

Os avanços tecnológicos, embora tragam inovações e conveniências, também abrem portas para ameaças cibernéticas em constante evolução. No cenário atual de segurança da informação, a necessidade de adaptação e inovação nunca foi tão imperativa. 

De acordo com uma pesquisa recente do Gartner, os investimentos globais com segurança da informação devem chegar a impressionantes US$ 187 bilhões até o final de 2023 – um aumento de 11,1% em comparação ao ano anterior. Esse crescimento sinaliza uma consciência crescente da importância da cibersegurança. No entanto, o Gartner também reforça que, à medida que as ameaças se diversificam e intensificam, líderes de segurança necessitarão atualizar suas estratégias e conhecimentos. 

Desde 1996, a ISH tem sido um farol de inovação e confiabilidade no setor, evoluindo de integradores a líderes em serviços gerenciados de segurança. Diante disso, a ISH desenvolveu um framework de maturidade para clientes, estruturado em cinco níveis – Governar, Conhecer, Fortalecer, Gerenciar e Acompanhar.  

Este modelo não apenas guia os clientes através de um processo de fortalecimento de sua segurança cibernética, mas também reflete a nossa abordagem holística, que entende a segurança como um ciclo contínuo de melhorias e adaptações. O resultado desse novo modelo de construção, baseado na jornada de maturidade em segurança da informação, é a Cybersecurity Mesh. Nesse artigo, vamos explorar e entender melhor esse conceito. 

O que é arquitetura Mesh? 

A partir da identificação das necessidades do ambiente do cliente, realizada através de uma análise em sua jornada de segurança, o modelo de serviço proposto pela Arquitetura Mesh é construído integrando serviços estratégicos como: consultoria, gestão de vulnerabilidades, serviços gerenciados de segurança, inteligência de ameaças e governança. 

 Essa estratégia é desenvolvida de forma que permite a gestão de ambientes complexos e descentralizados, por conta de sua adaptabilidade às demandas do cliente. Assim, é possível reforçar a segurança cibernética de forma ágil e eficiente, habilidades essas fundamentais para manter o ambiente tecnológico mais seguro. 

O modelo estratégico de Arquitetura Mesh é construído através dos seguintes passos: 

  1. Análise e reconhecimento do ambiente 

Nessa fase é feito o reconhecimento completo do cenário da empresa. Nela é analisado como todos os usuários acessam os dispositivos e dados, quais são as regulamentações que estão sujeitas, sua gestão de privacidade e de terceiros. Também é feito um mapeamento de ativos e vulnerabilidades. A fase de análise é fundamental para que não se desperdice recursos em superfícies com baixo risco para o negócio.  

  1. Criação do Plano Estratégico de Segurança da Informação 

Após a análise e entendimento do nível de exposição às vulnerabilidades que o cliente está sujeito, seja em ativos, conformidade e por meio de terceiros, é iniciado a criação do plano estratégico de segurança da informação. É realizado o mapeamento de todos os ativos e superfícies de ataque, bem como a designação de suas devidas proteções, ou seja, é desenvolvida a estratégia de segurança para cobrir todas as superfícies de ataques mapeadas.  

  1. Construção do modelo de Arquitetura Mesh  

  Realizada toda a análise e planejamento, agora é o momento de aplicar o plano estratégico de segurança da informação e construir a arquitetura com as soluções e serviços necessários. Para construir uma arquitetura de segurança da informação efetiva é necessário atentar-se às seguintes fases e desenvolver um procedimento de segurança para cada uma delas: 

  1. Gestão de níveis de exposição cibernética 
  2. Telemetria dos controles no ambiente 
  3. Gestão de postura e inteligência cibernética 
  4. Monitoramento de eventos
  5. Triagem de incidentes
  6. Resposta a incidentes
  7. Melhoria contínua

Após a implementação de todo o plano de gestão de segurança, é necessário aplicar esforços sistemáticos para o aprimoramento dos processos que estão sendo realizados. Essa melhoria é alcançada através do trabalho contínuo de criação de simulações de invasões, automatização de processos, documentação e análise de indicadores, enriquecimento de dados com o uso de inteligência cibernética, melhoria do plano de respostas a incidentes, entre outras ações.  

Benefícios da implementação da arquitetura CSMA 

A implementação da arquitetura CSMA representa um avanço na abordagem de segurança, trazendo muitos benefícios para as empresas. Alguns deles incluem: 

  • Prevenção de Violações e Vazamento de Dados: Com sua capacidade de oferecer proteção adicional, a arquitetura mesh é indispensável na prevenção de ameaças e violações de dados. 
  • Ambiente de segurança efetivo: A adaptabilidade do Cybersecurity Mesh o torna indispensável para empresas que buscam transformação digital e proporcionando um ambiente de segurança consolidado. 
  • Otimização do Investimento em Segurança: Ao otimizar processos e promover a colaboração entre pontos de controle, a arquitetura mesh maximiza o retorno sobre o investimento em segurança, garantindo que cada centavo gasto conte na luta contra ameaças cibernéticas. 
  • Visibilidade unificada: Consolidar informações de várias soluções de segurança em uma visão única e coerente é vital para a tomada de decisão informada sobre riscos. 

Cybersecurity Mesh: o futuro da gestão de riscos em cibersegurança  

A estratégia de implementação da arquitetura CSMA possibilita flexibilidade e personalização, tornando a gestão de vulnerabilidades mais eficaz e adaptável a diversas necessidades. Para CISOs (Diretores de Segurança da Informação), isso se traduz em uma revolução na forma como os riscos são gerenciados, proporcionando resiliência, agilidade e escalabilidade. Ao permitir a orquestração de diferentes soluções em uma única estrutura, cria-se uma visão unificada e coerente

Para o mundo empresarial, é vital ficar à frente da curva, adotando e implementando as melhores práticas para garantir a integridade, confidencialidade e disponibilidade dos dados e recursos. 

Com o crescimento contínuo dos ataques cibernéticos e a constante evolução tecnológica, a ISH está pronta para enfrentar os desafios futuros, garantindo que seus clientes estejam sempre um passo à frente na segurança digital. Para saber mais, entre em contato com o time de especialistas da ISH.