Hackers usam aplicativo de mensagem para crimes cibernéticos

Hackers usam aplicativo de mensagem para crimes cibernéticos

Por Caique Barqueta: Podemos afirmar que o Telegram é um aplicativo de mensagens que está sendo utilizado por diversas pessoas ao todo o mundo, para as diversas utilidade, seja para atividade lícitas ou para ilícitas.

Para fins ilícitos, o Telegram é utilizado para a prática de crimes cibernéticos, seja para fins de venda de dados, vazamento de dados pessoais, hacktivismo, venda de produtos ilegais, como a venda de documentos falsos e entorpecentes e outros.

Um dos motivos do aplicativo ser a escolha preferida dos cibercriminosos praticarem seus atos ilícitos é devido a criptografia integrada e a capacidade da criação de canais e grandes grupos privados.

Sobre o aplicativo

O aplicativo Telegram é um tipo de serviço de mensagens “multiplataforma” lançado no ano de 2013 pelos russos Nikolai e Pavel, sendo estes irmãos. A plataforma permite que os usuários enviem mensagens, vídeos, fotos e arquivos de qualquer tipo, como .doc, .zip, .mp4 e outros de até 2 GB de tamanho e possibilita a criação de grupos e canais.

Segundo o Telegram, seria a única empresa focada em privacidade, criptografia e uma API de código aberto, fornecendo bate-papos criptografados de “ponta a ponta” de forma opcional e todas as mensagens enviadas podem ser excluídas a qualquer momento, seja por quem está enviando ou por quem recebe.

Referente a API, esta pode ser utilizada para integração com outras plataformas, bots personalizados, temas, adesivos e para outras finalidades.

Um dos pontos que podemos mencionar é que o Telegram já realizou a cooperação com forças da lei para determinados casos, levando a questionar se realmente as mensagens são privadas o quanto todos imaginam que sejam.

Usuários no Telegram

Os usuários do Telegram possuem praticamente dois identificadores, sendo o “nomes de usuários” e “Ids de usuário”, sendo que os nomes dos usuários não são públicos e podem ser editados nas configurações. Após a definição dos nomes, o usuário pode realizar o compartilhamento do seu perfil com outras pessoas por meio de um link, cujo link se forma da seguinte forma: “t.me/username”. Os Ids são atribuídos por usuários, grupos e canais pelo Telegram, e os usuários não podem alterá-los.

Canais no Telegram

Os canais que os usuários do Telegram podem criar

Os usuários podem utilizar os canais para construção de comunidades, havendo a possibilidade desta forma em compartilhar recursos ilimitados nestas comunidades. Os referidos canais são plataformas de comunicação unidirecional, ou seja, apenas os administradores podem enviar mensagens e os assinantes e participantes do canal não podem responder.

No ano de 2020, o Telegram atualizou a plataforma e permitiu que os assinantes dos canais comentassem nas postagens dos canais.

Grupos no Telegram

O recurso seguinte que mandamos são os grupos de bate-papos, onde os membros podem interagir uns com os outros e responder a mensagens. Para o caso de grupos, os demais usuários podem visualizar os demais contatos, existindo desta forma grupos fechados e grupos abertos.

Um dos pontos que o Telegram possui como diferença dos demais aplicativos é a possibilidade de adicionar até 200.000 pessoais a um único grupo.

Criação de Bots

O Telegram possibilita utilizar e criar bots que são essencialmente contas automatizadas no Telegram. São boas ferramentas para utilizar em uma variedade de objetivos, incluindo criar, gerenciar bate-papos em grupos, atuar como assistentes e outros. Além disso, os bots são automatizados para coletar dados de fora do aplicativo.

Toncoin, a moeda do Telegram

O aplicativo possui a própria criptomoeda, hoje conhecida como Toncoin, a qual é um token nativo da The Open Network, uma tecnologia baseada em blockchain desenvolvida pelo Telegram.

Podemos considerar que o Telegram é uma plataforma muito utilizada pelo cibercrime, visto que podem compartilhar informações, dados, coordenar atividades, bem como utilizar o Telegram como forma de contato com outros atores maliciosos. Além disso, é constatado que o Telegram facilita a venda de dados roubados e mercadorias ilícitas ou, até mesmo para recrutar novos membros para as atividades.

Anúncio e divulgação do canal no Telegram

A utilização do Telegram por cibercriminosos são devido aos motivos que garantem a privacidade e a segurança. A plataforma permite também que os usuários registrem contas sem divulgar informações pessoais, simplificando a configuração de várias identidades e poderá utilizar sem que seja relevado a identidade daquele usuário.

Outra opção para os cibercriminosos é que os usuários do Telegram podem se inscrever com números virtuais ou números de telefone estrangeiros que podem não estar relacionados às suas verdadeiras identidades, dificultando desta forma a identificação da identidade real do ator de ameaça.

Já para as organizações que atuam no combate a fraudes e atos maliciosos destes atores, é a possibilidade de realizar a pesquisa em canais e grupos do Telegram apenas digitando uma determinada palavra relevante na barra de pesquisa, bem como possibilitando realizar o acesso aos dados de determinados canais ou grupos e realizar a criação de bot para realizar a pesquisa e coleta de dados.

Venda de dados roubados

Contas de serviços populares de streaming e outros serviços são anunciados através de canais no Telegram, bem como as publicações realizadas podem ser disponibilizadas para os possíveis compradores escolherem e realizarem a negociação diretamente com o anunciante do tipo venda de contas.

Anúncio de contas de um serviço de stream
Anúncio de contas da plataforma Netflix

Vale salientar que alguns fóruns de crimes cibernéticos que se encontram hospedados na deep e dark web possuem canais exclusivos no Telegram, como por exemplo o canal no Telegram para o Raid Forums.

Canal no Telegram do Raid Forums
Raid Forums público na Deep Web

Outro fato que ocorre comumente nos chats do Telegram é a revenda de dados roubados e exfiltrados das empresas, sendo que após um determinado ator de ameaça tornar publicamente os dados, outros atores podem realizar o download e vende-los posteriormente alegando que seriam novos dados vazados.

Existem canais no Telegram que acabam por disponibilizar uma ampla fonte de recursos para identificar onde está sendo realizada a venda de determinados dados de organizações, como por exemplo as figuras abaixo.

Venda de dados de uma organização brasileira
Monitoramento de canais e sites de Fórum sobre organizações brasileiras

InfoStealers

Os malwares do tipo stealers, são os malwares que possuem como foco realizar o roubo de informações e dados de um dispositivo que realizavam a infecção e, após a exfiltração dos dados, estes dados são vendidos como forma de “logs” de stealers, cujos logs contém toda a massa de dados que foram coletadas das vítimas.

A infecção por estes malwares está em avanço tendo em vista que a todo o momento novos programas de malwares-as-a-service são iniciados e divulgados, como por exemplo Redline, Mysitc, Meduza, Vidar e outros tipos de malwares.

Os logs vendidos contêm informações como credenciais de logins de usuários, históricos de navegações, cookies, tokens de autenticações e informações sobre o dispositivo do usuário. Caso algum ator de ameaça realize a compra destes logs, poderá resultar em outros tipos de ataques ou incidentes de seguranças, como exfiltração de dados, movimentações laterais, vendas de acessos e outros.

Mensagem realizando a venda de logs do RedLine
Publicação do Mystic Stealer (malware-as-a-service)

Alguns serviços de malwares realizam a integração com estes tipos de malwares que realizam a exfiltração de dados, como por exemplo, após uma infecção de uma vítima, o ator de ameaça poderá realizar a escolha de exfiltrar para um canal ou bot criado pelo ator malicioso.

O Telegram tornou para os agentes de ameaças uma das principais ferramentas para realizar a venda destes tipos de logs de stealers, podendo desta forma mencionar a importância de prevenção quanto a infecção de malwares do tipo stealers, adotando as melhores práticas para fins de não ser realizada a venda dos dados como em canais do tipo Telegram.

Atores de ransomware e outros

Atores de ameaças que podemos classificar como grupos de Ransomwares também migraram para a utilização da plataforma do Telegram como meio de publicar e extorquir as organizações afetadas.

Outros atores de ameaças como Lapsu$ e Stormous realizaram e realizam a publicação de dados de organizações atacadas, criam chats para discussões entre os membros e criam até canais dedicados para vazamento de dados de uma vítima.

Grupo de Ransomware Stormous divulgando empresa
Publicação realizada pela LAPSUS$
Canal do Bl00dy Ransomware

Conclusão

O Telegram se tornou uma das maiores ferramentas que são utilizadas por atores de ameaças para fins de comunicação, venda, divulgações e para qualquer outro tipo de motivação que os atores de ameaças acharem interessantes e relevantes para as suas operações. Pode ser considerado como mais uma plataforma para ser monitorada, visto que é provável que o Telegram irá ser adotado e utilizado por atores de ameaças para prática destes atos ilícitos.

 É evidente que se torna eficaz para os pesquisadores de segurança identificarem tais atores de ameaças, visto que o monitoramento poderá auxiliar para prevenir e mitigar ataques cibernéticos nas organizações e, poderá ser realizada a coleta de informações relevantes sobre estes atores, como táticas, técnicas e procedimentos, ferramentas utilizadas pelos atores e comportamentos destes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *