O poder da IA Generativa: Saiba como os avanços tecnológicos que desafiam a cibersegurança

O poder da IA Generativa: Saiba como os avanços tecnológicos desafiam a cibersegurança 

Nos últimos anos, a Inteligência Artificial Generativa tem se destacado como uma ferramenta poderosa para criar conteúdo autônomo, incluindo imagens, vídeos e até mesmo textos.   

Com uma evolução rápida, essa tecnologia apresenta uma série de benefícios e desafios para as empresas que a utilizam. De acordo com Ben Goertzel, matemático que cunhou o termo “IA generativa”, sua ascensão tem potencial para tornar até 80% dos trabalhos manuais obsoletos, representando uma verdadeira transformação no mercado global. 

Já no contexto específico da segurança cibernética, a IA Generativa pode ser tanto uma aliada quanto uma ameaça, à medida que ciberataques se tornam mais sofisticados e difíceis de detectar.  

No mês passado, a Meta, empresa matriz do Facebook, Instagram e Whatsapp, enviou um alerta sobre hackers que se aproveitavam do alto índice de interesse nas novas ferramentas de IA, como o ChatGPT, para levar os usuários a instalarem códigos maliciosos em seus dispositivos. 

Neste artigo, conheça os aspectos-chave dessa interação entre a Inteligência Artificial Generativa e a Segurança da Informação, suas implicações e riscos associados. 

IA Generativa: entenda o que é e quais são os avanços recentes

A IA Generativa é uma subárea da Inteligência Artificial que cria sistemas para gerar conteúdo autônomo.  

Nos últimos anos, ocorreram avanços significativos na criação de imagens, textos e vídeos, especialmente em modelos baseados em aprendizado de máquina, como Generative Adversarial Networks (GANs) e Transformers. 

As GANs são redes neurais compostas por dois modelos: um gerador e um discriminador, que trabalham em conjunto para gerar conteúdo. Elas têm sido usadas para imagens, vídeos e até mesmo música. 

Por sua vez, os transformers são modelos de aprendizado de máquina que têm se mostrado muito eficazes na criação de texto autônomo, especialmente em tarefas como tradução e geração de respostas a perguntas. 

Esses avanços possibilitam a produção de conteúdo cada vez mais sofisticado e realista. Porém, alguns cuidados devem ser tomados, especialmente no que se refere à cibersegurança. 

Entenda como os cibercriminosos podem se aproveitar da IA Generativa para criar ataques mais sofisticados 

Os cibercriminosos podem se aproveitar da IA Generativa para criar ataques mais sofisticados de diversas maneiras.  

Por exemplo, eles podem usar a IA Generativa para criar ataques de phishing mais convincentes, que enganam os usuários ao parecerem mais legítimos.  

Eles também podem usar a IA Generativa para criar deepfakes, que são vídeos ou imagens falsos que parecem autênticos, para disseminar informações falsas ou difamar indivíduos. 

No entanto, algumas diretrizes de ferramentas como o ChatGPT impedem que os cibercriminosos abordem determinados temas, dando espaço para a criação de variantes maliciosas.  

Recentemente, a equipe de Threat Intelligence da ISH, o Heimdall, alertou para três exemplos, conhecidos como WormGPT, FraudGPT e WolfGPT, que são comercializados ilegalmente em fóruns da Dark Web, por meio de um modelo de assinaturas. 

Desafios e preocupações de segurança da informação em relação à IA Generativa 

Com sistemas cada vez mais inteligentes, a IA Generativa apresenta vários desafios e preocupações de segurança da informação. Entre os principais, destacamos os seguintes: 

Escalabilidade 

A IA Generativa pode criar conteúdo em grande escala e em alta velocidade. Isso acaba dificultando a detecção de conteúdo malicioso. 

Viés 

A IA Generativa pode ser influenciada por preconceitos e estereótipos presentes nos dados de treinamento. Dessa forma, é possível que a IA realize a criação de conteúdo discriminatório ou ofensivo. 

Privacidade 

Os recursos generativos podem ser usados para criar conteúdo que viola a privacidade das pessoas. É o caso das deepfakes, em que os cibercriminosos utilizam imagens ou vídeos de indivíduos sem o seu consentimento. 

Regulação 

Por ser uma tecnologia relativamente nova, ainda não há regulamentações específicas para o uso da IA Generativa. Isso pode dificultar a definição de responsabilidades e ações legais em caso de uso malicioso. 

Tendo em vista esses riscos, é importante que os profissionais de segurança cibernética e as autoridades reguladoras estejam atentos a essas questões, trabalhando em soluções para mitigar os riscos associados ao uso da IA Generativa. 

Como se proteger? Estratégias e soluções para mitigar os riscos 

Existem algumas estratégias e soluções para mitigar os riscos associados ao uso da IA Generativa na segurança cibernética. Veja as principais, a seguir: 

Treinar os sistemas de detecção 

É importante que os sistemas de detecção de conteúdo malicioso sejam treinados para reconhecer deepfakes e outros conteúdos gerados por IA Generativa.  

Isso pode envolver o uso de técnicas de machine learning para identificar padrões e características comuns em conteúdo malicioso. 

Manter os sistemas atualizados 

Os sistemas de segurança cibernética devem ser atualizados regularmente para garantir que estejam protegidos contra as últimas ameaças. 

Investir em tecnologias de autenticação 

A autenticação de usuários e dispositivos pode ajudar a mitigar os riscos de ataques de engenharia social e phishing. O objetivo da prática é impedir que os cibercriminosos acessem sistemas e dados confidenciais. 

Educar os usuários 

Os usuários devem ser educados sobre os riscos associados ao uso da IA Generativa. Nas empresas, por exemplo, é importante adotar políticas para que os usuários identifiquem riscos e padrões, evitando cair em golpes de phishing ou engenharia social. 

O uso ético das IAs Generativas é possível 

Como vimos, existem várias estratégias e soluções que podem ser implementadas para mitigar os riscos associados ao uso da IA Generativa na segurança cibernética.  

Assim, é crucial que as empresas, os profissionais de segurança cibernética e as autoridades reguladoras trabalhem juntas para promover o uso ético da tecnologia, assim como mitigar riscos. 

Na ISH, estamos constantemente atentos às novas ameaças cibernéticas, buscando manter as empresas um passo à frente dos criminosos. Nossos especialistas em segurança cibernética estão comprometidos em fornecer soluções eficazes e inovadoras para proteger os negócios de nossos clientes 

Entre em contato conosco e saiba como trabalhamos para continuamente promover um mundo mais ético e seguro para todos, e como podemos ajudar o seu negócio a se manter protegido em uma realidade de ameaças em constante evolução.