Por que a sua empresa deve aplicar agora um Plano de Continuidade de Negócios (PCN)?  - ISH Tecnologia

Por que a sua empresa deve aplicar agora um Plano de Continuidade de Negócios (PCN)? 

A ausência de uma cultura de gestão de riscos e crises, como um Plano de Continuidade de Negócios (PCN), é uma das maiores barreiras enfrentadas pelas organizações.  

De acordo com uma pesquisa recente, divulgada pela consultoria KPMG, apenas 27% das organizações no Brasil possuem um plano estruturado, capaz de promover práticas que reestabeleçam suas operações de maneira adequada.  

O estudo também constatou que 40% das empresas não responderiam ou responderiam de maneira pouco eficiente à uma situação crítica com potencial de impacto para a continuidade dos negócios.  

Esse fator pode promover consequências irreversíveis aos negócios, já que algumas situações são de difícil previsão e podem se tornar frequentes. 

A seguir, vamos apresentar alguns dos principais riscos que as empresas correm sem um PCN e quais os passos necessários para que ele seja implantado corretamente.  

Quais são os riscos que uma empresa pode correr sem um PCN?  

O Plano de Continuidade de Negócios – PCN (do inglês Business Continuity Plan – BCP) é o desenvolvimento preventivo de um conjunto de estratégias e planos de ação com o objetivo de garantir que os serviços essenciais das empresas sejam devidamente identificados e preservados após a ocorrência de um desastre.  

Uma empresa que não conta com um bom PCN, fica exposta à incidentes e interrupções que podem comprometer a operação normal da organização e causar danos gravíssimos aos negócios. 

O PCN oferece às empresas a capacidade de reagir adequadamente a ameaças potenciais, dentre elas: falhas sistêmicas, pandemias, terrorismo, sabotagem, catástrofes naturais, fraudes, roubos, assaltos, incêndios etc.  

Isso porque ele envolve uma análise aprimorada de todos os riscos que possam afetar a empresa, além de vulnerabilidades da organização, a probabilidade de incidentes acontecerem e quais impactos eles podem causar.  

Acidentes cibernéticos 

No caso de acidentes cibernéticos, por exemplo, dados importantes da empresa podem ser roubados e causar interrupções nas operações, impactando diretamente os negócios.  Ao analisar o risco, a empresa pode providenciar melhores soluções de segurança de rede com autenticação para evitar violações e invasões.  

Catástrofes naturais 

Os incidentes causados pela natureza podem gerar impactos gravíssimos a todas as operações das empresas. Enchentes e incêndios, por exemplo, podem destruir instalações físicas. Para evitar que dados sejam perdidos, é possível se prevenir com armazenamento em nuvem e backups regulares. 

Falhas no sistema  

Uma falha inesperada no sistema pode reduzir a produtividade e comprometer as operações por um determinado período. Por isso, é importante avaliar e prepara a equipe e seus processos para agir em uma interrupção abrupta.  

Especificamente para a área de TI, o PCN precisa contar com um Plano de Recuperação de Desastre (PRD), ou Disaster Recovery Plan (DRP). O objetivo do PRD é descrever os procedimentos para a identificação, tomada de decisão e ações a serem executadas, de forma a minimizar perdas e garantir a continuidade das funções tecnológicas críticas do negócio após um desastre. Deve ser bem documentado, testado, avaliado periodicamente e melhorado ao longo do tempo, buscando fazer uso das melhores práticas nesta disciplina. 

Assim, como parte do PCN, o PRD deve descrever os procedimentos para a identificação, tomada de decisão e ações a serem executadas para a retomada da operação da TI e ao suporte do negócio.  

Benefícios do PCN 

O PCN pode oferecer diversos benefícios para a organização. Confira alguns dos principais: 

  • Identificar processos críticos da empresa; 
  • Obter agilidade e eficiência para reagir a interrupções de operações; 
  • Diminuir prejuízos financeiros e de imagem;  

Como criar um PCN? 

Cada empresa deve discutir e montar seu modelo de PCN de acordo com suas características e necessidades. Confira, a seguir, alguns passos para criá-lo.  

Defina seus objetivos 

Um PCN deve ter seu propósito claramente definido, incluindo também funções específicas de negócio que devem ser priorizadas para a recuperação durante uma emergência.  

É importante identificar os pontos críticos do negócio, contar com ferramentas e tecnologias para enfrentar os incidentes caso aconteçam, e garantir que as operações voltem à normalidade o mais rápido possível.  

Analise os riscos e como eles podem impactar os negócios 

O PCN deve incluir possíveis riscos relacionados a funções operacionais essenciais que afetariam em grande escala a continuidade dos negócios e dos clientes. Isso também envolve a magnitude do risco para cada função, o que ajudará o comitê do PCN a decidir sobre ações preventivas apropriadas.  

Colete informações sobre os tipos de ameaças e vulnerabilidades da sua empresa, associe cada possível incidente com seus efeitos, classifique-os de acordo com sua gravidade, e crie estratégias para lidar com cada um deles.  

Tenha uma estratégia de recuperação 

A estratégia de recuperação do PCN deve descrever todos os procedimentos relevantes para restabelecer as operações comerciais depois de um incidente ou crise. Devem ser estabelecidas diretrizes, como a operação de programas de backup e servidores alternativos para ajudar a salvar solicitações dos clientes, respostas aos clientes em tempo hábil, entre outros.  

Uma boa estratégia de recuperação, inclui um cronograma de recuperação realista e recursos de emergência essenciais.  

Defina as funções e responsabilidades de cada membro da empresa 

O PCN deve especificar o pessoal-chave e suas tarefas atribuídas durante ou depois de um incidente. Cada membro da empresa deve possuir um conjunto exclusivo de responsabilidades para implementar com sucesso o PCN para cada função de negócio. 

Além disso, o PCN deve estar sempre atualizado e todos os membros da equipe devem ter conhecimento da versão mais recente do plano.  

Os gestores podem realizar simulações de incidentes e revisões do plano com frequência para garantir que todos estejam preparados. 

PCN é estratégico para a segurança das organizações 

O PCN é um mecanismo de prevenção fundamental contra incidentes para todas as organizações. Com ele, as empresas estão preparadas para minimizar impactos em seus negócios em caso de uma crise, e podem evitar que situações adversas comprometam a operação organizacional.  

Para que ele seja efetivo, é preciso realizar uma análise aprimorada dos riscos e criar um plano de ação estratégico.  

A ISH pode ajudar a sua empresa com a melhor estratégia de segurança. Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais!   

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