Não corra o risco de ficar offline: saiba como se defender contra os ataques DDoS   - ISH Tecnologia

Não corra o risco de ficar offline: saiba como se defender contra os ataques DDoS  

Em 2022, os ataques DDoS cresceram 150% em todo o mundo. Essa informação foi revelada pela mais recente edição do Global Threat Analysis Report

O relatório também revelou que o setor mais afetado por esse tipo de ataque foi o financeiro, com 53% das ocorrências. As outras áreas mais afetadas são a TI (20%) e a saúde (11%). 

Os especialistas acreditam que o phishing é a origem desse tipo de ciberataque, explorando emoções humanas para induzir cliques em links maliciosos. 

Em meio a esse cenário, saber como evitar ataques DDos é fundamental. Por isso, preparamos este conteúdo, para que você aprenda mais sobre o tema e saiba como proteger a sua empresa.  

O que é DDoS? 

DDoS (Distributed Denial of Service) é um tipo de ataque cibernético que tem como objetivo tornar um serviço online indisponível para os usuários, sobrecarregando-o com um grande volume de tráfego de dados, geralmente originados de múltiplos dispositivos comprometidos. 

Esse ataque é distribuído por vários computadores infectados, muitas vezes controlados por hackers.  

Eles utilizam técnicas de engenharia social para comprometer os dispositivos e usá-los como parte de um “exército” de computadores zumbis para enviar tráfego malicioso para o alvo. 

Quando o serviço é sobrecarregado, ele se torna incapaz de lidar com as solicitações legítimas dos usuários, tornando-o inacessível.  

Esse tipo de ataque pode ser extremamente prejudicial para empresas e organizações que dependem de serviços online para operar. É o caso, por exemplo, de e-commerces, serviços bancários, aplicativos de streaming, plataformas de delivery, entre outros. 

Por que os ataques DDoS dispararam? 

Em 2022, os ataques DDoS foram impulsionados por vários fatores, incluindo a crescente digitalização dos serviços online. Além disso, estão cada vez mais sofisticados, com a utilização de múltiplos vetores e diversificação de endereços IPs para aumentar seu impacto e dificultar a sua mitigação. 

A pandemia da Covid-19 também contribuiu no crescimento desse número. A popularização do anywhere office, modelo em que as atividades de trabalho são realizadas em qualquer local com acesso à internet, introduziu uma série de novas vulnerabilidades, especialmente devido aos serviços disponíveis para acesso remoto. 

O aumento de atividades de espionagem e ciberataques patrocinados também contribuíram para o aumento desses ataques. As tensões entre as principais potências mundiais e a guerra na Ucrânia são exemplos disso. 

Como evitar esse tipo de ataque? 

Existem diversas medidas que as empresas podem adotar para evitar ou minimizar os danos causados por ataques DDoS.  

A seguir, confira algumas dicas para proteger a sua organização:

Contrate serviços de proteção contra DDoS 

As empresas podem contar com provedores de serviços especializados em proteção contra ataques DDoS. 

Eles oferecem soluções de segurança que bloqueiam o tráfego malicioso antes que atinja a rede da organização. 

Monitore o tráfego de rede 

O monitoramento constante do tráfego de rede pode ajudar a identificar comportamentos anômalos. 

Dessa forma, é possível detectar possíveis ataques antes que eles causem grandes danos. 

Atualize sistemas e softwares 

Manter os sistemas atualizados é fundamental para corrigir falhas de segurança e minimizar as vulnerabilidades que podem ser exploradas por atacantes. 

Implemente firewalls e filtros de pacotes 

Os firewalls e os filtros de pacote ajudam a bloquear o tráfego malicioso antes que ele chegue à rede da organização, protegendo contra possíveis ataques. 

Treine os funcionários 

É importante conscientizar os funcionários sobre os riscos dos ataques DDoS e como evitá-los, ensinando-os a identificar e reportar comportamentos suspeitos. 

Faça backup dos dados 

Ter backups atualizados dos dados é fundamental para minimizar os danos causados por um ataque DDoS. 

Isso porque os backups possibilitam que a organização restaure os sistemas rapidamente após um ataque. 

Tenha um plano de contingência 

Também é importante ter um plano de contingência para agir rapidamente em caso de um ataque DDoS, minimizando o impacto e garantindo a continuidade dos negócios. 

Adotar as ações que apresentamos é necessário para que a sua empresa não seja a próxima vítima dos ataques DDos.  

Especialista no segmento, a ISH está à disposição para auxiliar a sua empresa! Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções.